Nasceu em 1970, na cidade paulista de São José dos Campos. Morou nos Estados Unidos em vários períodos da infância. Há mais de três décadas vive e trabalha em Campinas (SP).

Cinema e teatro

Participou da única turma do Curso Profissionalizante de Cinema, realizado em 1987 no Cineclube Bexiga (São Paulo). As aulas foram ministradas pelos cineastas Denoy de Oliveira, Chico Botelho, Wilson de Barros e João Batista de Andrade, entre outros, além do músico Arrigo Barnabé.

De 1994 a 1996, coordenou a Cinemateca Campineira, vinculada ao Museu da Imagem e do Som de Campinas e dedicada ao cinema de arte e a produções independentes. A Cinemateca realizou exibições especiais, debates e palestras com diretores de todo o país.

Em 1995, dirigiu a mostra Século Cinema, um vasto panorama histórico da arte, homenageando seus autores mais importantes. No mesmo ano, co-editou o livro "Imagens de um Sonho - Iconografia do Cinema Campineiro" (MIS/Cartgraf).

Participou do painel de debates "A imagem do cinema visto em Campinas", realizado pelo SESC local em setembro de 1995.

Nessa época, realizou curtas-metragens experimentais e institucionais.

Entre 2003 e 2008 produziu e apresentou o programa Panorâmica, dedicado a trilhas sonoras, na rádio Muda (Campinas).

Participou como adaptador e dramaturg de espetáculos teatrais, com destaque para a montagem de "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Melo Neto (Grupo Téspis, Campinas).

Estudou Direção de Fotografia na Academia Internacional de Cinema (São Paulo, 2012).

Jornalismo

Fundou o periódico alternativo O Furo, do qual foi editorialista nos anos 1997 e 1998. N'O Furo publicou suas primeiras crônicas mensais.

Colaborou por dez anos (2001-11) com artigos mensais para a revista Caros Amigos. Também teve textos publicados nas revistas Cult e Pesquisa (Fapesp), nos jornais Zero Hora, Estado de São Paulo e Correio Popular e no suplemento literário Rascunho.

Na mídia eletrônica, mantém colaborações regulares com o Correio Caros Amigos, o Observatório da Imprensa e o Le Monde Diplomatique Brasil, além das páginas Mundo Mundano, Outras Palavras e Amálgama.

Participou do programa Provocações (assista aqui), apresentado por Antônio Abujamra na TV Cultura, em dezembro de 2002.

Outros veículos que o entrevistaram: EPTV (Rede Globo, Campinas), All TV (internet), TV Local (Net), jornais Correio Popular e Diário do Povo (Campinas), O Povo (Fortaleza), revista Caros Amigos (São Paulo).

Desde 2008 edita um blog sobre política, atualidades e cultura.

Literatura

Escreveu "O Colar da Carol Tá Na Grama", (poemas), "A Colina da Providência" (contos), "Pantomima" (poemas) e "Acrimônia" (contos). Em 2007, a editora Casa Amarela publicou seu romance "Crisálida", com apresentação de Ignácio de Loyola Brandão.

Seus trabalhos obtiveram o 4º lugar no III Prêmio Escriba de Poesia (1995) e menções honrosas no Concurso Latino-Americano de Literatura da revista XICÓATL (Salzburg, Áustria, 1994-95), no Prêmio Sesc de Poesia (2009), no Prêmio Cassiano Nunes de Poesia (2009) e no Prêmio Off-FLIP de Contos (2010).

Finalista no Prêmio Sesc de Poesia Carlos Drummond de Andrade (2009 e 2014).

Premiado com a bolsa de criação literária, para a categoria romance, no Programa de Ação Cultural do governo do Estado de São Paulo (2012).

Contos e poemas publicados em revistas eletrônicas como Flaubert, Samizdat e Germina.

Realizou palestras na Oficina sobre Poesia Brasileira Contemporânea (Biblioteca Municipal de Campinas, julho de 2003), no 15º COLE - Congresso de Leitura do Brasil (III Seminário Sobre Práticas de Leitura, Gênero e Exclusão, UNICAMP, julho de 2005) e na IV Feira do Livro de Santa Cruz do Rio Pardo (2010).

Atividade acadêmica

Historiador pela Unicamp, com especialização em História da Arte e Teoria Literária.

Mestre em Divulgação Científica e Cultural pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor - Unicamp).

Professor convidado do Centro Universitário Salesiano (Unisal), na disciplina "Divulgação Científica e Literária".

Filiado à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

Acesso ao Currículo Lattes aqui.

Biografia